O conjunto de quatro selos, um dos itens de colecionador mais desejáveis da filatelia asiática, emitidos pelo Correio da Índia, em 1948, retratando o pacifista Mahatma Gandhi, (que ilustra esta postagem) foi vendido em 2017, pela impressionante soma de £ 500.000. Comporta entretanto sinalizar, um total bem aquém de ser um recorde internacional, em matéria de venda de selos.
Apenas 13 exemplares desta emissão, com valor facial de 10 rúpias indianas, na cor “purple brown” e, importante lembrar, com a sobrecarga “Service“, pelo que se sabe, estão em mãos privadas. Portanto uma emissão indiscutivelmente rara. Rareza aliás, que começou a se desenhar, no próprio momento da sua emissão, em que foram produzidos para uso do “Governor General of India”, uma quantidade muito pequena do mesmo, ou seja quatro folhas, ou apenas 200 exemplares.
O conjunto de quatro selos, objeto desta matéria, foi adjudicado a um colecionador/investidor privado residente na Austrália, pelo maior preço já pago por selos indianos, declarou a casa de leilões Stanley Gibbons, no momento da operação.
No entanto, o preço recorde de um selo vendido em leilão foi de US $ 9,5 milhões (£ 7,4 milhões).
O famoso selo magenta de um centavo da Guiana Inglesa (reproduzido acima) foi vendido a um concorrente anônimo em junho de 2014.
Os selos indianos, objeto desta venda, eram particularmente raros devido ao fato de estarem em um conjunto de quatro (quadra).
Stanley Gibbons vendeu anteriormente um desses selos, porém isolado (singles), por £ 160.000 a um colecionador uruguaio, venda esta ocorrida em 2016.
Em março de 2017, o famoso Four Annas (1854) foi vendido por quase £ 110.000. Trata-se de outra raridade filatélica indiana em que a imagem do selo mostrava a cabeça da jovem rainha Vitória invertida, um erro de impressão.
Keith Heddle, diretor-gerente de investimentos da Stanley Gibbons, afirmou a BBC News, por conta da venda (tradução livre):
“O mercado de raridades indianas de alta qualidade tem sido forte há vários anos e é apoiado pelo desejo constante da rica diáspora indiana e de clientes internacionais experientes de possuírem esses ativos históricos. “
Vejamos, na sequência, um vídeo produzido pela MintageWorld e publicado no youtube, em novembro de 2016, acerca desta rara emissão indiana: