Em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco, ainda em dezembro de 2020, institui 2021 como o “Ano de São José” através da Carta Apostólica Patris Corde (“Coração de Pai”).
A Tradição Cristã sempre teve uma especial atenção à importância do sim de Maria, mas nem sempre reconheceu com a mesma consciência a importância do sim de José, o carpinteiro de Nazaré, a quem Maria estava prometida em casamento. Foi crucial a aceitação de José, nos termos bíblicos, para que o plano da Salvação de Deus pudesse ser realizado. A Sagrada Escritura não esconde as dificuldades pessoais que São José precisou enfrentar ao receber o anúncio de que sua futura esposa, sem ter contato com homem algum, estava grávida.
O bloco comemorativo, que festeja este ano, tem valor facial de 3,00 euros, tendo sido emitido no dia 22 de fevereiro próximo passado, com uma tiragem de quarenta e cinco mil unidades. A imagem que ilustra a emissão reproduz um trabalho datado de 1892, feita por Federico e Licinio Campanili a partir de um desenho do pintor Francesco Grandi.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui