O 23º Congresso da União Postal das Américas e Espanha (UPAEP), realizou-se este ano, ao menos parcialmente, na cidade do México. O evento teve inicio no dia 18 de setembro último, consoante o previsto, e deveria ter se estendido até o dia 22 do mesmo mês. Entretanto, em função dos fortes tremores de terra, que abalaram a Cidade do México, onde edifícios ruíram e pessoas acabaram soterradas, a UPAEP achou por bem antecipar o final do congresso.

A cerimônia inaugural, que ocorreu normalmente, consoante o previsto, teve a presença de representantes do governo mexicano, do corpo diplomático dos países membros e de representantes de correios ligados à entidade, consoante podemos ver no documento disponibilizado a imprensa. O mesmo é reproduzido sequencialmente, in totum:
De positivo, no segundo dia (19) do Congresso, ainda antes do forte terremoto, a UPAEP concedeu aos Correios brasileiros, placa em reconhecimento ao apoio da ECT à disseminação do Exporta Fácil. Segundo lemos no Blog do Correios:
“De acordo com a UPAEP, a homenagem se deve aos “extraordinários resultados obtidos pelo serviço”, que permite a micro, pequenas e médias empresas (MPEs) expandirem sua base de clientes internacionalmente por meio de uma exportação simplificada e com preços reduzidos.
Além de destacar o êxito do Exporta Fácil no Brasil, a entidade ressaltou o “espírito de cooperação e colaboração dos Correios com os demais países da região”, uma vez que a facilitação do comércio fomenta a inclusão, gerando emprego e renda. Atualmente, o serviço se encontra em funcionamento no Uruguai, Peru, Equador e Colômbia, além de estar em processo de implementação no Paraguai.” (http://blog.correios.com.br/correios/?p=39151)
Lamentavelmente, todas as demais etapas do Congresso, restaram prejudicadas, em função dos tristes acontecimentos que assolaram o país anfitrião.
OBS.: A UPAEP – União Postal das Américas, Espanha e Portugal – é a mais antiga das uniões postais regionais, sendo fundada em 1911. Sediada em Montevidéu, capital do Uruguai, tem por missão o desenvolvimento do setor postal dos países membros, atuando em estreita colaboração e parceria com a União Postal Universal (UPU).