Erevan (em armênio: Երեւան) é a capital e maior cidade da Armênia, além de ser uma das cidades mais antigas continuamente habitadas do mundo. Localizada ao longo do rio Hrazdan, Erevan é o centro administrativo, cultural, e industrial do país. É a capital desde 1918, a décima terceira da história da Armênia e a sétima localizada dentro ou em volta da planície de Ararat.
A história desta cidade remonta-se ao século VIII a.C., com a criação da fortaleza de Erebuni em 782 a.C., no reinado de Argisti I, no extremo oeste da planície de Ararat. Erebuni foi descrita como um “grande centro religioso e administrativo, uma capital inteiramente real.” De 1736 a 1828, durante o domínio iraniano sobre a Armênia Oriental, foi o centro do canato de Erevan. Em 1828, tornou-se parte do Império Russo, junto com o resto da Armênia Oriental, após a Guerra russo-persa de 1826–1828. Com o término da I Guerra Mundial, Erevan tornou-se a capital da Primeira República da Armênia após o influxo de milhares de sobreviventes do genocídio armênio no Império Otomano. A cidade teve uma rápida expansão no decorrer do século XX, momento na qual a Armênia fazia parte da antiga União Soviética. De uma cidade provincial do Império Russo, em poucas décadas, Erevan transformou-se no principal centro cultural, artístico e industrial da Armênia, bem como, a sede do governo nacional até os dias de hoje.

(Envelope de Primeiro Dia – FDC)

A emissão que ilustra esta postagem, produzida pelo “HayPost”, é fruto do trabalho do designer postal Vahe Muradyan e veio a lume no dia 29 de novembro do ano em curso. Impressa pela casa Cartor, localizada na França e com tiragem de 15.000 exemplares a mesma comemora os  2800 anos de fundação da cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui