A História dos Encontros Filatélicos de Santa Catarina principiou quando alguns colecionadores de Blumenau e Itajaí passaram a se reuniam, normalmente aos sábados, em algum restaurante, para um bom bate-papo e troca de selos e moedas, entabulados em meio a uma boa refeição. Quando os colecionadores de Brusque souberam e começaram a participar, surgiu a ideia de formalizar este evento.

Por esta razão que, no dia 16 de agosto de 1969, na cidade de Itajaí, mais precisamente nas dependências da Sociedade Guarani, realizou-se o 1º Encontro Filatélico do Vale do Itajaí, com a presença de 13 renomados colecionadores.

Desde então, as cidades de Balneário Camboriú, Blumenau, Brusque, Criciúma, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna e Timbó já sediaram o evento, sendo alguns deles marcados pela emissão de carimbos comemorativos.

(Encontro realizado em 06/04/1986 na ELASE, em Florianópolis)

A Associação Filatélica de Santa Catarina, por sua vez, só veio a organizar um Encontro em 11 de novembro de 1973, mais precisamente o de número 33.

(Selo personalizado)

(Carimbo comemorativo)

Cabe lembra que este ano os encontros catarinenses comemoram 50 anos. Para imortalizar postalmente esta marca histórica, os Correios emitirão um selo personalizado e um carimbo comemorativo, reproduzidos acima, com a temática do Erva-mate.

Paralelamente, como parte das comemorações, a AFSC promoverá o 175º encontro nos dias 03 e 04 de agosto próximos, no Hotel Castelmar, em Florianópolis, consoante já noticiamos aqui no Blog, noutra postagem.

Cabe lembrar que nestes tradicionais eventos os colecionadores buscam selos, moedas, cédulas, cartões-postais, cartões telefônicos, antiguidades, discos de vinil, figurinhas e miniaturas como carrinhos de ferro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui