O prêmio “ASIAGO International Awards for Philatelic Art”, criado em 1970, que este ano completou 50 anos, é considerado uma das mais importantes distinções que um selo postal pode ter, sendo encarado, por muitos, como o Oscar da filatelia.

Esta honraria é atribuída pelo “Circolo Filatelico dei Sette Comuni” com a “Amministrazione Comunale” de Asiago (cidade localizada nos arredores de Veneza, no nordeste de Itália) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Italiana.

A cerimônia deste ano ocorreu no dia 20 de setembro último, na “Sala Quadri” do Município de Asiago, às 11h00, com audiência restrita em função da pandemia.

(Foto: prêmio do Croatian Post recebido pelo Embaixador da República da Croácia na Itália, Sr. Jasen Mesić)

Sob o ponto de vista filatélico a edição de número 50, desta importante premiação, mereceu a emissão de um carimbo comemorativo e um selo postal por parte dos Correios de San Marino, devidamente reproduzidos abaixo, e um inteiro postal produzido pelos Correios de Portugal, que ilustra a chamada desta postagem.

Por sua vez, o corpo de jurados foi constituído por: Raúl Berzosa, Franco Filanci, Gian Antonio Stella, Maurizio Stella, Gaetano Thiere, Luca Vangelli e Marco Ventura.
Na competição de 2020, que leva em conta os selos emitidos em 2019, com seus resultados divulgado no evento referenciado, teve os seguintes vitoriosos, vejamos:

No quesito inovação, os Correio de Portugal levaram a melhor, com a emissão de Natal,  lançada em 22 de outubro de 2019, com valor facial de 3,50 euros, que foi objeto de uma postagem aqui no Blog. Como peculiaridade a estrela posicionada acima da choupana contém um diodo de luz que é ativado por meio de um “app”. A comissão apreciou a:

“forma invulgarmente original do ponto de vista criativo, gráfico e também técnico com que a iconografia clássica é apresentada”.

O prêmio do primeiro lugar na categoria “Turismo” foi atribuído ao bloco comemorativo croata, emitido em 10 de junho, retratando os Lagos de Plitvice, uma das atrações turísticas mais populares daquele país. Os autores da série “Turismo Croata – Lagos de Plitvice” são os designers de Zagreb Ivana Vučić e Tomislav-Jurica Kaćunić. As fotografias a partir da quais foram criados os desenho dos selos, por sua vez, são obra de Mario Romulić, Dražen Stojčić e Ivo Pervan.

Na questão ambiental, a Armênia destacou-se através de sua emissão com valor facial de 350 dram, integrante da PostEurop, distribuído a partir de 21 de maio, onde vemos uma andorinha comum, representada com inspiração nas tradicionais miniaturas. É um trabalho de Ashkhen (Mila) Khandzratsyan.

O reconhecimento da Academia Olímpica foi para o Vaticano, que em 04 de novembro comemorou os três séculos e meio da morte de Rembrandt Harmenszoon van Rijn. O valor do selo é de 1,15 € apesentado sobre a forma de mini-folha composta de seis que retrata o pintor, sendo fruto do trabalho de Marina Richterova.

Por fim, a Academia Italiana de Filatelia e História Postal destacou, pela criatividade, um selo postal austríaco, emitido em 27 de setembro; com valor facial de 0,90 euro que apresenta uma bela foto de Anna Jermolaewa, sendo paginado por Regina Simon.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui