O prêmio “ASIAGO International Awards for Philatelic Art”, criado em 1970, que este ano completou 52 anos, é considerado uma das mais importantes distinções que um selo postal pode ter, sendo encarado, por muitos, como o Oscar da filatelia.
Esta honraria é atribuída pelo “Circolo Filatelico dei Sette Comuni” com a “Amministrazione Comunale” de Asiago (cidade localizada nos arredores de Veneza, no nordeste de Itália) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Italiana.

A cerimônia deste ano ocorreu no dia 17 de julho último, na “Sala Quadri” do Município de Asiago, às 11h00.

Sob o ponto de vista filatélico a edição de número 52.°, desta importante premiação, mereceu a emissão de um carimbo comemorativo de San Marino referenciando a 51.° edição deste evento, onde podemos ver a escultura “Il Gallo di Vaia” de Marco Martalar, artista de Mezzaselva di Roana, e um da Itália, devidamente reproduzidos nesta postagem.
Por sua vez, o corpo de jurados foi constituído, dentre outros por: Sophie Bastide, Daniela Fusco e Elisabetta Olmi.
Na competição
de 2022, que leva em conta os selos emitidos em 2021, com seus resultados divulgados no evento referenciado, teve os seguintes vitoriosos, vejamos:

Foi da República de San Marino, com uma série composta de dois selos dedicados aos Médicos Sem Fronteiras, objeto de uma postagem publicada aqui no Blog, a emissão que conquistou esta edição do prêmio Asiago. Segundo o juri os dois selos feitos pelo artista Riccardo Guasco:

“é bem expresso e enfatizado por imagens de clareza imediata focadas no ser humano e nas asas de seu coração”.

O reconhecimento sobre o viés do Turismo foi para a França graças a uma série dedicada à Estrada Nacional n.° 7, a rota de férias, que liga Paris – Lyon, na qual interveio o ilustrador e cartunista Thierry Dubois.

O prêmio Ecologia, por sua vez, foi para a Polônia com um selo representando um lince, parte da série Europa dedicada a animais ameaçados de extinção.

O prêmio da Academia Olímpica para cultura foi para o Brasil pelo selo postal “ano internacional de eliminação do trabalho infantil”, ​​resenhado aqui no Blog, com uma obra que “deixou uma marca” no coração do Prof. Dr. Gaetano Thienewhile.

Por derradeiro, a Academia Italiana de Filatelia e História Postal apresentou o seu reconhecimento à Bélgica por um trabalho sobre cyberbullying dedicado ao público jovem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui