O prêmio “ASIAGO International Awards for Philatelic Art”, criado em 1970, que este ano completou 52 anos, é considerado uma das mais importantes distinções que um selo postal pode ter, sendo encarado, por muitos, como o Oscar da filatelia.
Esta honraria é atribuída pelo “Circolo Filatelico dei Sette Comuni” com a “Amministrazione Comunale” de Asiago (cidade localizada nos arredores de Veneza, no nordeste de Itália) e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República Italiana.
A cerimônia deste ano ocorreu no dia 17 de julho último, na “Sala Quadri” do Município de Asiago, às 11h00.
Sob o ponto de vista filatélico a edição de número 52.°, desta importante premiação, mereceu a emissão de um carimbo comemorativo de San Marino referenciando a 51.° edição deste evento, onde podemos ver a escultura “Il Gallo di Vaia” de Marco Martalar, artista de Mezzaselva di Roana, e um da Itália, devidamente reproduzidos nesta postagem.
Por sua vez, o corpo de jurados foi constituído, dentre outros por: Sophie Bastide, Daniela Fusco e Elisabetta Olmi.
Na competição de 2022, que leva em conta os selos emitidos em 2021, com seus resultados divulgados no evento referenciado, teve os seguintes vitoriosos, vejamos:
Foi da República de San Marino, com uma série composta de dois selos dedicados aos Médicos Sem Fronteiras, objeto de uma postagem publicada aqui no Blog, a emissão que conquistou esta edição do prêmio Asiago. Segundo o juri os dois selos feitos pelo artista Riccardo Guasco:
“é bem expresso e enfatizado por imagens de clareza imediata focadas no ser humano e nas asas de seu coração”.
O reconhecimento sobre o viés do Turismo foi para a França graças a uma série dedicada à Estrada Nacional n.° 7, a rota de férias, que liga Paris – Lyon, na qual interveio o ilustrador e cartunista Thierry Dubois.
O prêmio Ecologia, por sua vez, foi para a Polônia com um selo representando um lince, parte da série Europa dedicada a animais ameaçados de extinção.
O prêmio da Academia Olímpica para cultura foi para o Brasil pelo selo postal “ano internacional de eliminação do trabalho infantil”, resenhado aqui no Blog, com uma obra que “deixou uma marca” no coração do Prof. Dr. Gaetano Thienewhile.
Por derradeiro, a Academia Italiana de Filatelia e História Postal apresentou o seu reconhecimento à Bélgica por um trabalho sobre cyberbullying dedicado ao público jovem.