A Catedral de Colônia (Kölner Dom), localizada na cidade do mesmo nome, …

… é considerada, sem sombra de dúvidas, uma das mais incríveis e impressionantes estrutura religiosa espalhadas pelo mundo.

(Soares e a Catedral de Colônia)

É o prédio sacro mais famoso da Alemanha e uma das mais belas e impactantes construções religiosas que tive a a oportunidade de conhecer.

Com seus 157 metros de altura, …

… suas torres podem ser vistas num raio de vários quilômetros.

Seu interior possui uma área de 6900 metros quadrados dividida em cinco naves e sete capelas.

(Inteiro Postal)

Suas impressionantes colunas lisas, formam arcos pontiagudos que se elevam até o teto.

(Carimbo Comemorativo – vitral)

Seus afrescos, a maioria, são do século XIV e seus mais de 10 mil metros quadrados de vitrais românticos dão um show de cores e luzes toda vez que o sol as reflete.

(inteiro Postal)

A Catedral de Colônia levou mais de 630 anos para ser construída e sua história começa em 1164, quando o arcebispo Rainald von Dassel trouxe as relíquias dos 3 Reis Magos de Milão para Colônia.

(Inteiro Postal)

A partir dai, a cidade tornou-se um importante local de peregrinação e a antiga catedral que estava lá desde o ano 870, foi demolida para a construção da nova, totalmente em estilo gótico, para poder abrigar os fiéis que a cada dia aumentava em número. As obras começaram em 1248.

Em 1560 a construção foi interrompida por falta de dinheiro e interesse, principalmente dos arquitetos que não queriam mais construir a catedral em estilo gótico, pois este estilo estava ultrapassado. Queriam mudar o projeto radicalmente para o estilo renascentista.

(Inteiro Postal)

Sendo assim, enquanto não se resolviam, as obras da catedral ficaram paradas por quase 300 anos.
Em 1794 as tropas da Revolução Francesa liderados por Napoleão Bonaparte marcharam até Colônia e a catedral serviu, durante anos como um depósito de armas, para desespero dos fiéis e dos padres.
O amor e o entusiasmo do povo de Colônia e milhares de fiéis que faziam a rota da peregrinação à Catedral cresceu. Para tomar proveito da situação o rei da Prússia Frederico Guilherme IV, como estava sempre em conflito com a igreja católica, pois era protestante e queria ganhar a simpatia do povo católico, doou dinheiro para a continuação das obras, em 1842.
A inauguração da catedral ocorreu, finalmente, em 1880.

Durante os anos seguintes, a Catedral de Colônia sobreviveu a 2 guerras mundiais e hoje vive em constante restauração, devido a poluição atmosférica que está corroendo seus mais de 50 tipos de pedras usados durante a sua construção.

(China – Inteiro Postal)

Uma oficina permanente na própria catedral, testa várias técnicas, inclusive o laser, para ajudar na preservação desta estrutura espetacular.

Desde 1996, a Catedral de Colônia é Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui