John William Godward foi um pintor neoclassicista, nascido em Wimbledon, Londres, na Inglaterra, no dia 09 de agosto de 1861. Além de artista, ele foi também arqueólogo, o que oferecia certo grau de veracidade aos seus retratos das tradições da Grécia Antiga.
O seu estilo era popular na época, seus quadros exibiam um mundo antigo altamente romantizado. Ele usava cores vibrantes, retratava paisagens lindas, e centrava seu olhar sobre mulheres belas. Mais tarde, isso seria criticado como uma visão de mundo de “vitorianos usando togas”.
O artista teve um fim trágico. Com o aparecimento de artistas como Pablo Picasso, tipos diferentes de arte começaram a se popularizar, o que aparentemente desagradou Godward. Aos 61 anos, mais precisamente em 13 de dezembro de 1922 , ele se suicidou, e na sua nota de suicídio dizem que a frase “o mundo não é grande o suficiente para mim e Picasso” foi escrita.

A “Carta de Amor” (The Love Letter), também conhecida com “Le Billet Doux”, foi por ele pintado, em 1913. Na tela vemos uma bela jovem absorta na leitura de uma carta, provavelmente de amor, que tem em suas mãos.
















