“Pedistes selos? Pois selos tereis o que apetecerdes, encarnados, amarelos, azuis, roxos e verdes”. As estampilhas postais, aqueles pequenos pedaços de papel que, para muitos, configuram nada mais que um serviço dos Correios, guardam uma riqueza imagética incomensurável, como lembra o escritor Aluísio Azevedo em seu poema filatélico. Cores, formas, temas: dentro das cercaduras dos selos postais subjaz todo um discurso histórico-cultural que perpassa a ciência e a tecnologia de diversas sociedades.Apaixonado pela filatelia desde a infância e ávido por desbravar esse terreno ainda pouco explorado, o Professor de Ciência da Informação e Doutorando em Comunicação, da UFPE, Diego Salcedo, estreia em livro com “A ciência nos selos postais comemorativos brasileiros: 1900-2000” pela Editora Universitária, cujo lançamento está marcado para o próximo dia 15 de abril, a partir das 10h, no auditório da Editora da UFPE. Nesta obra de temática inédita, o pesquisador verificou, a partir dos estudos da linguagem, como os selos postais contribuem e participam do domínio discursivo científico, contribuindo para a difusão da ciência juntamente com outros media.
“O selo postal pode configurar um instrumento pedagógico precioso, uma vez que – além de ser uma peça de fácil manuseio e baixo custo – provoca o processo criativo e auxilia na leitura e na interpretação de realidades possíveis”, ressalta Salcedo. No livro, o autor explorou, ainda, os debates sobre a ciência e a tecnologia, seus valores histórico conceituais e as suas representações. Uma leitura para incitar e satisfazer o interesse de qualquer filatelista ou pesquisador da área de Ciência e Tecnologia.
(Texto escrito pela jornalista Luísa Abreu e Lima)
A obra tem 216 páginas, sendo fartamente ilustrada com a reprodução dos selos (em cores).

(Capa)

SOBRE O AUTOR:
Nascido na Argentina e criado nos Estados Unidos até os quatro anos de idade, Salcedo mora no Brasil desde 1977. É professor graduado em Biblioteconomia e doutor em Comunicação pela UFPE. O e-mail do autor é: [email protected]

PREMIAÇÃO:
Este livro que é resultado da dissertação de Mestrado em Comunicação obrada por Diego, ganhou Bronze Prateado, na BRAPEX 2011.

(Diego e Geraldo Ribeiro – premiação – BRAPEX 2011)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui