Estamos na etapa final de organização da exposição ITÁLIA-2018, que consoante já noticiado, aqui no Blog, em mais de uma postagem, ocorrerá em Verona, no período que vai de 23 a 25 de novembro próximos.
São de fato três grandes exposições que ocorrerão simultaneamente no espaço da Feira de Verona, ou seja:
✅ a Exposição Nacional “131ª VERONAFIL”,
✅ a Exposição Internacional de Literatura Filatélica e
✅ a Exposição Filatélica do tema a “Grande Guerra”.
O certame nacional “VERONAFIL”, que encontra-se em sua 131ª edição, apresentará coleções italianas nas diversas classes de competição.
A exposição internacional especializada, dedicada exclusivamente à literatura filatélica, por sua vez, conta com a participação de livros, catálogos, revistas, jornais, artigos, websites, softwares e recursos audiovisuais. São cerca de duzentas e oitenta participações provenientes de diversos países, onde competirão inclusive trabalhos produzidos em língua portuguesa, dentre estes:
✅ “O Cancro e a Filatelia” de Carlos Freire de Oliveira, livro já resenhado por nós,
✅ o website “Catálogo CDD de Selos do Brasil”, de Claudio Dalmau Drago, também já apresentado aqui no Blog,
✅ o website “O Filatelista” do amigo português Mário Paiva, parceiro de nosso Blog, bem como,
✅ o nosso Portal do Filatelista Temático.
Esta parte do evento tem como peculiaridade inovadora o fato de que os trabalhos serão avaliadas, pelos jurados, antes mesmo de estarem expostas, fazendo com que os mesmo cheguem a Verona com grande parte do trabalho já realizado.
A exposição do tema “Grande Guerra”, a seu turno, contará com a participação internacional de 44 coleções que concorrerão apenas nas classes História Postal, Filatelia Tradicional, Inteiros Postais, Filatelia Temática e Maximafilia.
Este grande evento está sendo organizado pela Federazione fra le Società Filateliche Italiane, contando com o apoio dos Correios da Itália e da Associazione Filatelica Numismatica Scaligera. Dentre os patrocinadores podemos arrolar a Federation of European Philatelic Associations (FEPA) a Académie Européenne de Philatélie, a Association Internationale des Journalistes Philatéliques (AIJP) e a Unione stampa filatelica italiana (USFI). Cabe ainda lembrar a colaboração científica e bibliográfica do Istituto di studi storici postali “Aldo Cecchi” onlus.

O corpo de jurados será presidido por Giancarlo Morolli.
Durante a exposição serão emitidas diversas peças filatélicas, além da emissão por conta da administração postal da ONU, já noticiada por nós. Vejamos algumas delas reproduzidas na sequência:

Para concluir, devemos registrar que este certame ficará aberto a visitação pública, nos horários que constam do quadro abaixo: