Dekalog (em português “O Decálogo”) é uma série cinematográfica polaca de 1989, originalmente produzida para uma minissérie televisiva, dirigida por Krzysztof Kieślowski e coescrita por ele e por Krzysztof Piesiewicz, com trilha sonora de Zbigniew Preisner. É o trabalho mais conhecido e aclamado de Kieślowski, tendo recebido diversos prêmios internacionais.

A série consiste basicamente em dez filmes de aproximadamente uma hora de duração, cada um representando um dos Dez Mandamentos bíblicos do Velho Testamento, explorando possíveis significados dos mandamentos – considerados frequentemente ambíguos e contraditórios – inserindo-os numa história ficcional ocorrida na Polônia moderna. Estas parábolas contemporâneas, são apresentadas por elencos diferentes unidos por duas características comuns: os personagens centrais vivem no mesmo conjunto habitacional em Varsóvia, e um estranho personagem está presente em todo o Decálogo. Vejamos os títulos dos filmes integrantes desta série.

- Dekalog I: Amarás a Deus sobre todas as coisas (Nie będziesz miał bogów cudzych przede mną)
- Dekalog II: Não tomarás o santo nome de Deus em vão (Nie będziesz brał imienia Pana Boga swego nadaremno)
- Dekalog III: Guardarás domingos e festas sagradas (Pamiętaj abyś dzień święty święcił)
- Dekalog IV: Honrarás ao pai e à mãe (Czcij ojca swego i matkę swoją)
- Dekalog V: Não matarás (Nie zabijaj)
- Dekalog VI: Não pecarás contra a castidade(Nie cudzołóż)
- Dekalog VII: Não roubarás (Nie kradnij)
- Dekalog VIII: Não levantarás falso testemunho (Nie mów fałszywego świadectwa przeciw bliźniemu swemu)
- Dekalog IX: Não desejarás a mulher do próximo (Nie pożądaj żony bliźniego swego)
- Dekalog X: Não desejarás os bens do próximo (Ani żadnej rzeczy, która jego jest)
Feita esta apresentação, devemos considerar que de todos os Decálogos que compõe a série, o de número 10, é o que tem a presença de um enredo filatélico na trama, vejamos:
Não cobiçarás …
Com a morte de um filatelista que em vida mal se dedicava a sustentar a família, uma valiosíssima coleção de selos é descoberta. Seus dois filhos (Jerzy e Artur) são obrigados a tomar medidas de segurança para proteger esta inesperada herança. Embora saibam pouco sobre filatelia, eles não têm a intenção de vender o objeto da herança. Logo se dão conta de que lhes falta um selo para completar-lha. Assim, para adquirir o selo faltante Jerzy doa seu rim (o homem que detém o selo em questão precisa de um rim para sua filha).
Voltando do hospital Jerzy e Artur se dão conta de que eles tinham sido roubados. Eles perderam toda a coleção de selos. É neste ponto de partida que se desenvolve o episódio.