Para comemorar os 70 anos da produção de uma das mais famosas motos de todo o mundo e de todos os tempos, o correio italiano emitiu no dia 03 de junho de 2017 um selo para homenagear está importante data da Lambretta.
A produção desta moto ímpar, que já foi retratada em inúmero carimbos comemorativos na Itália e em selos de outros países (alguns reproduzidos na postagem), começou em 1947, após um ano de desenvolvimento e testes do protótipo, numa parceria entre Ferdinando Innocenti e o engenheiro Pierluigi Torre.

A primeira Lambretta foi denominada de Modelo UM, e tinha como característica um motor de dois tempos com um único cilindro, com pistão de 52 a 58 mm de diâmetro.

Isto dava ao novo modelo 123 cc de volume de deslocamento e 4.2 bhp desenvolvidos a 4400 rpm.
Funcionando com taxa de compressão na relação de 6:1, o Modelo UM rodava até 33 quilômetros com 1 litro de gasolina, um argumento importante de venda, mormente, em uma Itália escassa em combustível, no pós guerra.

O chassi no qual esta pequena máquina estava montada era um tipo de painel tubular, com um plataforma, no qual o piloto colocava os pés.

A imagem retratada neste novo selo reproduz um anúncio publicitário da Lambretta dos anos 50 de autoria do ilustrador e cartunista italiano Franco Mosca.
Informações Técnicas do selo italiano:
★ Tiragem: 900.000 selos
★ Gramatura: 90 g/m²
★ Dimensões: 40×48 mm
★ Valor facial: 0,95 EUR