A laranja é uma das frutas mais populares e consumidas, em todo o mundo, da família Rutaceae (família dos cítricos). Por conta de suas características podemos separá-las em dois diferentes grupos:
? laranjas doces (Citrus sinensis) e
? laranjas azedas (Citrus aurantium).
Assim como a maioria das espécies pertencentes a essa família, elas tem sua origem na Ásia e existem registros de cultivo na China que datam de 2500 a.C.

O vocábulo “laranja” é oriundo do sânscrito nâranga, através do persa narrang e do árabe naranja.
Os exploradores portugueses foram, no século XVI, os responsáveis pela introdução das laranjas doces na Europa.

É por isso que as laranjas doces são denominadas “portuguesas” em vários países, especialmente nos Bálcãs (por exemplo, laranja em grego é portokali e portakal em turco), em romeno, por sua vez, é portocala e portogallo com diferentes grafias considerando, os vários dialetos italianos.
A laranjeira de laranjas doces, dentre todos os cítricos, possui a árvore mais alta, podendo chegar até 9 metros de altura.

As laranjas doces, sob o ponto de vista culinário, são as mais consumidas seja in natura ou na forma de suco. Por outro lado as azedas, são mais usadas para produção de doces, geleias e compotas por conta de sua alta acidez.
Super conhecidas por sua alta concentração de vitamina C (duas laranjas nos fornecem a quantidade diária necessária da vitamina), que possui ação antioxidante, as laranjas apresentam outras vitaminas e minerais importantes também mas em menor quantidade como vitamina A, vitaminas do complexo B e sais minerais (potássio, sódio, fósforo e cálcio).
A fruta é altamente recomendada para a prevenção de gripes e resfriados, enxaquecas, insônia, mas também é muito eficiente na regularização do trato intestinal, pela elevada quantidade de fibras que possui.
Além disso, também podemos usar folhas e flores para extração de óleos essenciais que são muito utilizados na medicina natural e perfumarias.
Com as flores obtemos a famosa água de flor de laranjeira que durante muitos séculos, juntamente com as flores, foram símbolos do casamento por serem colhidas em maio, período anterior ao nascimento dos frutos.
Essa água também é muito utilizada na culinária árabe e espanhola por seu poder aromatizante.
É por tudo isto que uma antiga lenda grega afirma que as laranjas eram verdadeiros pomos de ouro.