Melancia (Citrullus lanatus) é uma planta da família Cucurbitaceae. Trata-se de uma trepadeira rastejante originária da África.

Originária das regiões secas tem um centro de diversificação secundário no sul da Ásia. A domesticação ocorreu na África Central, onde a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos.

Na China a cultura foi introduzida por volta do século X, na Europa por volta do século XIII e na América no século XVI. Foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês no processo de escravidão.

O termo arcaico do português para se referir à fruta é ‘balancia’ ou ‘belancia’.

A planta é rasteira e anual com folhas triangulares e trilobuladas e flores pequenas e amareladas, gerando um fruto arredondado ou alongado, de polpa vermelha, suculenta e doce, com alto teor de água (cerca de 92%) e diâmetro variável entre 25 e 140 cm.

A casca é verde e lustrosa, apresentando estrias escuras.

A maioria das variedades tem polpa vermelha, mas há também variedades verdes, laranjas, amarelas e brancas e espécies terrestres. As sementes variam em cor (preto, castanho, vermelho, verde, branco), forma e tamanho; as características podem ser usadas para identificar as variedades.

A composição das melancias, por sua vez, varia naturalmente, dependendo tanto da variedade e das condições ambientais (solo, clima) como da técnica de cultivo (fertilização, pesticida).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui