O querosene foi destilado pela primeira vez por Abraham Gesner. Gesner nasceu em maio de 1797, no município de Cornwallis, na Nova Escócia. Através de suas viagens às Índias Ocidentais, teve o contato com o betume, um material que mudaria consideravelmente o modo de vida da época.
Por intermédio de um recipiente especialmente projetado, conseguiu destilar o betume e obter, entre outros produtos, um óleo leve.
Em 1846, em uma de suas palestras na cidade de Charlottetown no Canadá, Gesner realizou a primeira demonstração pública da destilação do querosene a partir do betume, que se tornou uma inovação como combustível para lâmpadas …

… e um dos primeiros passos para o surgimento da indústria de refino.
A cera era o único resíduo da destilação.
Com isso, o nome querosene surgiu a partir da combinação dos nomes cera e óleo, surgindo os primeiros nomes keroselai e keroselene, logo em seguida o kerosene.
De acordo com o Relatório Anual do Escritório de Patentes dos EUA do Comissário de Patentes, Volume 1, a Gesner North American Kerosene Gas Light Co., empresa pertencente a Abraham Gesner, a recebeu a patente n.º 12.612 em 27 de março de 1855.