O tema das etiquetas de franqueamento que agora resenhamos é “Tesouros do Mar”. Capturando a vida abaixo da superfície, a emissão retrata espécies fascinantes do Mar Báltico. Vejamos:
✅ Bladderwrack (Fucus vesiculosus): É a maior alga do Mar Báltico. Graças às suas vesículas de ar, mantém-se ereta na água. Faixas de bladderwrack oferecem abrigo e alimento para muitas outras espécies e são, às vezes, chamadas de “floresta do Mar Báltico”.
✅ Espinhoso-de-três-espinhos (Gasterosteus aculeatus): É um pequeno peixe que mede entre 4–10 cm de comprimento e pode ser reconhecido pelos três espinhos afiados, antes da nadadeira dorsal. Durante a época de reprodução em junho, o macho adquire uma coloração avermelhada e constrói um ninho no fundo do mar, cuidando dos ovos até que eclodam.
✅ Medusa (Aurelia aurita): Nativa do Mar Báltico, apresenta uma coloração rosa-pálida e translúcida, composta quase inteiramente por água. Seus tentáculos finos e filiformes ao longo da margem do sino possuem células urticantes (nematocistos) que ajudam a capturar zooplânctons. As gônadas circulares, visíveis através da parte superior do sino, são glândulas reprodutivas.
✅ Mexilhão azul (Mytilus edulis): Desempenha um papel significativo no ecossistema do Mar Báltico e sua presença é um bom indicador da saúde do ambiente marinho. Possui uma concha triangular cuja cor varia de azul-escuro a preto. Os mexilhões do Mar Báltico são um cruzamento entre duas espécies marinhas e crescem apenas 1–4 cm devido à baixa salinidade.

A novidade lançada no dia 03 de fevereiro último pela autoridade postal de Åland tem valor facial de 3,40 euros cada selo, sendo impressa por Cartor Security Printers. As vinhetas contaram com trabalho artístico de Bo Lundwall e designer de Johanna Finne.