Yad Vashem (em hebraico: יד ושם ou Yad VaShem, a “Autoridade de Recordação dos Mártires e Heróis do Holocausto”) é o memorial oficial de Israel para lembrar as vítimas judaicas do Holocausto. Foi estabelecido em 1953 através da Lei Yad Vashem passada pela Knesset, o Parlamento de Israel, completando 70 anos em 2023.
A origem do nome é um versículo bíblico:
“E a eles darei a minha casa e dentro dos meus muros um memorial e um nome (Yad Vashem) que não será arrancado.” (Isaías 56:5)
Localizado no sopé do Monte Herzl, no Monte da Recordação (Har HaZikaron), em Jerusalém, Yad Vashem é um complexo de cerca de 18 hectares que contém o moderno Museu da História do Holocausto, vários memoriais, como o Memorial das Crianças e a Sala da Memória, o Museu de Arte do Holocausto, esculturas, lugares comemorativos ao ar livre, como o Vale das Comunidades, a sinagoga, arquivos, um instituto de pesquisa, biblioteca, uma editora e um centro educacional, a International School for Holocaust Studies (Escola Internacional para o Estudo do Holocausto).
Os Não-Judeus que salvaram Judeus durante o período do Holocausto, com risco das próprias vidas, são honrados pelo Yad Vashem como “Justos entre as Nações.

O selo postal de 85 centavos, que ilustra a chamada desta postagem, foi lançado em 03 de agosto, pelo Deutsche Bundespost. A imagem escolhida para o selo foi capturada por Lior Mizrahi (Getty Images) e o design foi feito por Stefan Guzy. A imagem mostra a Sala dos Nomes, cujo teto é um cone com dez metros de altura exibindo seiscentas fotografias e objetos.