Muito do desenvolvimento das competências cognitivas, motoras e sociais do ser humano é adquirido, na infância, através de jogos e brincadeiras. Para este fim, estruturas de argila semelhantes a bonecas e figuras esculpidas em madeira já eram usadas na pré-história por nossas antepassados. Atualmente, existem uma variedade ilimitada de brinquedos diferentes, cujo valor educativo adicional é significativamente importante. Neste sentido, a criação do PLAYMOBIL®, que segundo publicação da autoridade postal emitente, o Deutsche Bundespost:

“pela primeira vez se concentrou em figuras, tinha uma função especial de modelo”.

(Carimbo Comemorativo)

Como podemos ver na imagem destacada, uma seleção dessas miniaturas, arranjadas por Jan-Niklas Kröger (artista gráfico), está presente no selo de 0,85 euros que foi emitido no último dia 1.o de março.
Este fantástico brinquedo educativo, que esteve presente na infância deste blogueiro, foi apresentado em 1974 (há meio século) na Feira Internacional de Brinquedos de Nuremberg pelo diretor da empresa Geobra Brandstätter de Zirndorf, Horst Brandstätter, e pelo desenvolvedor Hans Beck (pai do PLAYMOBIL). O conceito era tão simples quanto engenhoso: embora os primeiros três personagens tivessem temas específicos atribuídos, pareciam bastante semelhantes. Com uma altura padrão de sete centímetros e meio, eles tinham a mesma forma corporal com uma cabeça esférica e uma expressão facial amigável e neutra. Eles eram articulados, podiam segurar objetos, trocar os cabelos e possuíam acessórios intercambiáveis e expansíveis, tais como, veículos, animais, dentre outros elementos, com os quais esses bonecos podiam integrar compondo uma série de cenários, sempre dentro de uma temática específica, o que abriu oportunidades expressivas para as crianças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui