Os cães são protetores, companheiros de brincadeiras, ajudam no trabalho, além de serem os melhores amigos e por que não dizer, membros da família. São comprovadamente os animais de estimação mais antigos do ser humano. Há muitos milhares de anos, eles nos acompanham fielmente. De acordo com estatísticas, vivem na Alemanha mais de dez milhões de cães, que podem apresentar diferenças consideráveis em forma e tamanho.
Os cães domésticos pertencem à família dos canídeos (Canidae), que são muito adaptáveis e colonizaram quase todos os habitats e zonas climáticas da Terra. Todos os representantes dos canídeos são selvagens, exceto o cão doméstico, o descendente domesticado, ou seja, dócil, do lobo, o que também pode ser percebido no nome científico de ambos: Canis lupus tornou-se Canis lupus familiaris. Quando e onde isso aconteceu, entretanto, ainda não está totalmente esclarecido. Muitos indícios apontam que o lobo procurava a proximidade do homem para se beneficiar de seus restos. O homem, por sua vez, reconheceu o potencial do lobo para ajudar na caça. Como seres sociais que vivem em comunidades, foi fácil para ambos se adaptarem um ao outro.
Para se comunicar com os humanos, os cães desenvolveram uma linguagem vocal notavelmente diferenciada. Mais de seis mil latidos ajudam-nos a expressar seus desejos, humores e sentimentos. Além disso, nenhum outro animal é capaz de ler tão bem as expressões faciais, gestos e tons de voz do ser humano como o cão. Especialmente aqueles cães que cresceram no ambiente doméstico e foram socializados ali entendem surpreendentemente bem e são capazes de reações empáticas.
A emissão que hoje resenhamos, lançada pelo Deutsche Bundespost, no útimo dia 04 de julho, com valor facial de 85 centavos, apresenta-nos um border collie. A imagem foi elaborada por Thomas Steinacker e Bettina Walter, a partir de uma foto de Eric Isselée (Adobe stock).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui