Em tempos de crise climática, poluição ambiental e consequente extinção de espécies, nossos meios de subsistência estão mais ameaçados do que nunca. Apenas os ecossistemas intactos se mostram resistentes a eventos meteorológicos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas.
É exatamente dentro desta temática que está contida esta nova emissão do Deutsche Post. Trata-se de um selo com valor facial de 85 centavos de euro com um adicional de 40 centavos lançado no dia 05 de setembro último, onde podemos ver uma turfeira drenada e uma turfeira úmida. A novidade filatélica contou com trabalho artístico de Julia Warbanow.
Neste momento da exposição cabe observar que turfeiras são acumulações de turfa localizadas em depressões à superfície com uma profundidade mínima de 30 a 40 cm. A turfa, por sua vez, é um material negro constituído por uma mistura de restos de matéria orgânica vegetal não decomposta, ou parcialmente decomposta, e minerais.
As mesmas formam-se em locais onde a água se acumula ou flui lentamente e onde existe uma diversidade de plantas características, com destaque para certas espécies de musgos, juncos e arbustos.
Dito isto, cabe adicionar, que florestas e planícies de inundação, corpos d’água e solos, além de espaços verdes urbanos, protegem o clima de forma natural porque sequestram dióxido de carbono a longo prazo. No entanto, se esses sistemas forem perturbados, liberam o gás rapidamente, o que tem efeitos notáveis. É por isso que é necessário adotar medidas para proteger, fortalecer e regenerar os ecossistemas naturais.
A reumidificação das turfeiras drenadas é considerada uma abordagem especialmente promissora. São zonas úmidas sempre saturadas de água, com vegetação característica, como já dissemos. O nível elevado da água garante que as plantas mortas não sejam completamente decompostas em um ambiente pobre em oxigênio. Embora representem apenas 3-4% da superfície terrestre mundial, armazenam cerca de 30% do carbono.