Pequena, distinta, internacional e forte em pesquisa. Assim é a Universidade Técnica de Clausthal – uma universidade moderna com uma longa tradição, situada no coração de uma paisagem industrial com mais de 1.000 anos de história na região mais ao norte das montanhas da Alemanha, o Harz. Sua origem está profundamente ligada à história regional da mineração, que ao longo do tempo conquistou reconhecimento muito além das fronteiras do país.
Em 2025, a universidade celebra seu 250º aniversário. A história da antiga Academia de Mineração remonta a 1775, quando foram iniciados cursos de ensino em ciências da mineração. A partir de 1810, esses cursos tornaram-se uma instituição permanente na Escola de Mineração. Na época, a formação montanística em Clausthal visava fornecer educação geral e técnica para novos profissionais que assumiriam cargos de liderança nos setores de mineração, metalurgia e produção de sal. A partir de 1864, a instituição passou oficialmente a se chamar Bergakademie (Academia de Mineração). Nas décadas seguintes, seu prestígio como centro de ensino superior cresceu internacionalmente.
Desde 1968, a instituição tem o status de Universidade Técnica. Além dos cursos tradicionais ligados à mineração, como Energia e Recursos Naturais, a Universidade Técnica de Clausthal oferece Engenharia Mecânica, Engenharia de Processos, Matemática, Ciência da Computação, Ciências Naturais e dos Materiais, bem como Ciências Econômicas. Ao longo dos anos, sua grade curricular foi expandida para incluir cursos inovadores nas áreas científica, tecnológica e de engenharia, além de novos programas em Administração de Empresas e Informática.
Atualmente, o tema central que orienta pesquisa, ensino e inovação nesta universidade altamente respeitada, tanto nacional quanto internacionalmente, é a “Economia Circular”. Essa abordagem abrange diferentes áreas, incluindo eficiência no uso de recursos, materiais sustentáveis, energias renováveis e transformação digital.
Para marcar a data o Deutsche Post emitiu, no dia 1.o de março, o selo postal objeto desta resenha.