Amelia Mary Earhart, pioneira da aviação, nascida em Atchison, Kansas, a 24 de Julho de 1897, e desaparecida a 02 de Julho de 1937. Foi pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora, filatelista e defensora dos direitos das mulheres.
Earhart foi a primeira mulher a receber a “The Distinguished Flying Cross”, condecoração dada por ter sido a primeira mulher a voar sozinha sobre o oceano Atlântico.
Em 11 de janeiro de 1935, Earhart tornou-se a primeira pessoa a efetuar um voo solo de Honolulu, Hawaii a Oakland, Califórnia. Embora esse voo tenha sido tentado pelos desafortunados participantes da “Dole Air Race” de 1927, que fizeram a rota invertida, seu voo pioneiro foi o único direto, sem problemas mecânicos. Nas horas finais, ela relaxou escutando a “transmissão da “Metropolitan Opera” de Nova Iorque”.
Estabeleceu diversos outros recordes, escreveu livros sobre suas experiências de voo, e foi essencial na formação de organizações para mulheres que desejavam pilotar.
Cabe observar que a filatelia apoiou a carreira de Earhart. A venda de seus souvenirs filatélicos ajudou a compensar as despesas de suas aventuras aeronáuticas e garantiu ainda mais seu legado em aerofilatelia.

Ela pessoalmente colecionou exemplos de sua correspondência aérea e expôs na TIPEX, a exposição internacional de selos realizada em maio de 1936, onde também discursou e distribuiu prêmios para expositores.
Amelia desapareceu no oceano Pacífico, perto da Ilha Howland enquanto tentava realizar um voo ao redor do globo em 1937. Foi declarada falecida no dia 05 de janeiro de 1939.