As “falles”, o festival de fogo do solstício de verão, são uma tradição que se celebra em diferentes zonas dos Pireneus (Andorra, Espanha e França). Desde novembro de 2015 fazem parte do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Originalmente a “falla” era um longo tronco que os jovens de todas as regiões, os “fallaires”, desciam da montanha para uma fogueira no meio da cidade. Segundo as tradições as “rodes de foc”, depois de acesas, se agitam e giram vertiginosamente criando grandes bolas de fogo, de uma plasticidade e atrativo quase hipnóticos.
Em Andorra la Vella as atuações dos “fallaires” estão concentradas no centro histórico. Para começar, os menores têm de acender as “falles de llum”, uma espécie de bolas que giram e com as quais as crianças começam a praticar e a desfrutar da festa.
Os festejos ocorrem sempre em 23 de junho. Além dos “fallaires” de Andorra la Vella, as “falles” também estão presentes em Encamp e Sant Julià, onde também ocorrem eventos organizados por ocasião da festa. A celebração das “falles” termina quando é acesa a tradicional fogueira de São João, que se faz com as próprias “falles”.
São estas as tradições agora imortalizadas nestas novas emissões postais de Andorra.