No dia 21 de janeiro de 1924, faleceu o líder da revolução russa (1917) e mais destacado comandante da extinta União Soviética Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lenin, vítima de uma hemorragia cerebral. Este estadista soviético nasceu em 22 de abril de 1870, em Simbirsk (atual Ulianovsk).

(Prova)

Desde a sua juventude, Lenin havia se dedicado ao estudo do marxismo e à militância revolucionária. Em 1987, foi preso e exilado na Sibéria, onde permaneceu por três anos.

Em 1903, depois de fugir para a Europa Ocidental, criou a facção bolchevique do Partido Operário Social-Democrata (POSD – Partido Comunista) russo. Depois, retornou à Rússia para um curto período de tempo por causa da Revolução de 1905. Depois de anos de exílio, Lenin recebeu a notícia da Revolução de fevereiro de 1917 e voltou para casa. Seis meses depois, sob seu comando, os bolcheviques tomaram o poder.

(Inteiro Postal)

Durante seu governo, o líder revolucionário implementou reformas que incluíram a nacionalização da indústria, estatização dos meios de produção e distribuição de terras.

(Prova)

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi fundada em 30 de dezembro de 1922. Vladimir Lenin morreu menos de dois anos depois, aos 54 anos de idade.

(Sem picote)

Após sua morte, o poder passou às mãos de Joseph Stalin, que disputava a liderança da URSS com Leon Trotsky.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui