Em 27 de julho de 2017, o Correio da Armênia, o HayPost, colocou em circulação um selo postal tendo como tema a “Armênia como um Centro Astronômico Regional”.
Cabe considerar que no verão de 2015, a União Astronômica Internacional (IAU) aprovou uma resolução que deu a Armênia esta condição de referência regional. A comunidade astronômica internacional, não podemos perder de vista, é formada por oito centros regionais, a Armênia está agora à frente da região astronômica do sudeste. Sob o novo status, a Armênia se engaja no desenvolvimento da astronomia na região em três níveis: o nível profissional, denominado Universidades e Pesquisa; educação astronômica – Crianças e Escolas; e Astronomia para a Sociedade, o que implica na popularização da disciplina. Para o desenvolvimento local e internacional da astronomia, esta Ex-República Soviética deve realizar atividades nessas três plataformas. A União Astronômica Internacional, por sua vez, tem que fornecer assistência para a implementação de vários programas. O escritório do deste centro astronômico regional está localizado no Byurakan Observatory.
A emissão, que na sua parte superior reproduz o logotipo da União Astronômica Internacional (IAU), retrata “A Nebulosa de Hélix”, o Olho de Deus, que é também conhecida como “A Hélix” ou “NGC 7293”. Esta nebulosa planetária, localizada na constelação de Aquarius, é um astro cósmico muitas vezes fotografado por astrônomos amadores para suas cores vivas e sua semelhança com um olho gigante.

O selo é fruto do trabalho do designer postal David Dovlatyan, sendo impresso pela casa Cartor de França, com uma tiragem de 40.000 exemplares.