Astghik (pequena estrela), na mitologia armênia, era a deusa do Amor, da Beleza e da Água, ela era filha de Aramazd e se casou com o rei Vaagênio.
Aramazd era o principal deus da Armênia, era chamado de Arquiteto do Universo, Criador dos Céus e da Terra. Sua esposa se chamava Sandaramet. Ele era o pai dos outros deuses. Ele tinha várias filhas, dentre as quais Anahit, que correspondia à deusa grega Ártemis, e era a mãe da castidade, Astghit e a terceira, Nané ou Nooné, deusa da invenção.
Astghik era a deudade da beleza e a personificação da Lua, correspondente à deusa fenícia Astarte. Seu marido era Vaagênio, que teve um nascimento milagroso, era chamado Vishapakagh, o matador de dragões, livrou a Armênia dos monstros e foi deificado por causa de seu valor.
De acordo com os mitos armênios, Astghik, detentora de uma beleza extraordinária, banhava-se todas as noites no rio Eufrates. Para admirar a deusa nua, os jovens acenderam grandes fogueiras no Monte Daghonats da região de Taron. Protegendo-se dos olhos dos outros, todas as noites Astghik cobria todo o Vale Taron com neblina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui