Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), entregou no dia 24 de abril último, a “Medalha Pierre de Coubertin” ao artista chinês Han Meilin, na sede da entidade, em Lausanne, por sua relevante contribuição para o desenvolvimento do movimento olímpico.

Bach disse na cerimônia de entrega do prêmio que o espírito olímpico é basicamente misturar esportes com cultura e arte, e o prêmio concedido para Han Meilin mostrou a apreciação do COI por sua contribuição e conquistas a este respeito.
O homenageado é um famoso pintor, escultor e designer chinês, inclusive com muitos trabalhos na seara postal, sendo que a sua criação mais famosa são as mascotes Fuwa (“bonecas de boa sorte” – “good-luck doll”), reproduzidas na chamada desta postagem (emissão postal chinesa), que estrearam nos Jogos Olímpicos de Beinjig de 2008.
O artista chinês, do alto de seus 82 anos, disse depois de receber o prêmio que, para ele, o espírito olímpico não significa apenas “mais alto, mais rápido e mais forte“, mas também significa uma vitalidade jovem para todos.
“O espírito olímpico, a meu ver, confere a este mundo juventude e vigor“, disse ele.
“Como eu vejo, a juventude não tem nada a ver com a idade, não tem nada a ver com raça, sexo ou cor da pele, e tem tudo a ver com amor pela vida, admiração pela natureza e paixão pela inovação“, explicou.
“Ao receber este prêmio Pierre de Coubertin, meu maior desejo é que nosso mundo seja jovem para sempre“, arrematou.
Durante a cerimônia de premiação, Han doou ao COI, os originais artworks que antecederam e resultaram na criação das mascotes olímpicas “Fuwa”.

A medalha de Pierre de Coubertin, também conhecida como medalha do Verdadeiro Espírito de Esportismo, é uma condecoração especial concedida pelo COI aos atletas, ex-atletas, promotores esportivos, oficiais esportivos e outros que exemplificam o espírito esportivo em eventos olímpicos ou através de um serviço excepcional para o movimento olímpico.