No dia 13 de maio de 1917, três pequenos pastores (Jacinta, de 7 anos, Francisco Marto, 9, e Lúcia de Jesus, 10) …
… disseram ter visto a Virgem Maria em cima de uma azinheira num local denominado Cova da Iria, na época um terreno pedregoso próximo à Fátima.

Esta “mulher mais brilhante que o sol” teria aparecido nesta data, e em outras cinco ocasiões nos meses seguintes, vejamos:
1ª – 13 de maio de 1917 – Seu recado era um aviso aos pecadores, para que se convertessem.
2ª – 13 de junho de 1917 – Mostra seu Imaculado Coração, e pede que seja motivo de devoção.
3ª – 13 de julho de 1917 – Nossa Senhora mostra uma visão do inferno e pede: Quando rezardes o terço, dizei depois de cada mistério: Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o Céu, principalmente aquelas que mais precisarem”.
4ª – 15 de agosto de 1917 – Nossa Senhora faz um pedido. Que construam uma capela em honra de Nossa Senhora do Rosário.
5ª – 13 de setembro de 1917 – Às vésperas de um milagre. Lúcia pede que ela faça um milagre para que as pessoas acreditem neles. Ela promete fazer em outubro.
6ª – 13 de outubro de 1917 – A emoção provocada pelo anúncio levou entre 50.000 e 70.000 pessoas a se reunir em Cova da Iria durante sta última aparição, quando ocorreu um fenômeno meteorológico raro descrito como “o milagre do sol”.
Segundo narrativa da época, quando Lúcia gritou “olhem para o sol!”, as nuvens se entreabriram, deixando ver o sol como um imenso disco de prata. Brilhava com intensidade jamais vista, mas não cegava. A imensa bola começou a “bailar”.
Como uma gigantesca roda de fogo, girava rapidamente. Parou por certo tempo, mas, em seguida, começou a girar sobre si mesmo, vertiginosamente. Depois, seus bordos tornaram-se vermelhos, e deslizou no céu, como um redemoinho, espargindo chamas de fogo.
As Aparições de Nossa Senhora em Fátima só foram reconhecidas oficialmente pela Igreja Católica, em 1930.
Os restos dos três camponeses descansam atualmente dentro da basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, um santuário que foi erguido em Cova da Iria.
Sob o ponta de vista filatélico Nossa Senhora de Fátima é objeto de diversas emissões postais, algumas reproduzidas aqui, e muitas outras listadas no artigo anexo que juntamos, na sequências, a esta postagem. Eis:
Exmos. Prof. Soares!
Gostei de ver informação relativa a Fátima. E coloco a questão: como conseguir as emissões apresentadas relativas a:
Luxemburg, Perú, Pilipinas, Eire e Città del Vaticano?
Obrigado
Eu não sou comerciante, sou jornalista filatélico. Sugiro que procure no ebay e no Delcanpe! Obrigado pela visita e volte sempre!