A pesca sustentável, que é fortemente defendida por organismos nacionais e internacionais, bem como, por muitas nações em todo o mundo, consiste basicamente na não utilização de técnicas destrutivas no processo de captura de pescado, nos oceanos.
Em termos simples, é aquela cujas práticas podem ser mantidas indefinidamente sem com isso reduzir a capacidade das espécies alvo de manter níveis de população saudáveis e sem ter impactos negativos noutras espécies do ecossistema, ao remover as suas fontes de alimentação, prejudicar o seu ambiente físico ou capturá-las acidentalmente. Em outra palavras, tal forma de encarar a pesca, permite que as espécies continuem a existir e a reproduzirem-se nos mares, de forma que haja sempre peixe para o consumo humano e para a manutenção das demais espécies que habitam o planeta.
Esta série composta de três selos, bem como, de um pequeno bloco mostram algumas dessas espécies. Trata-se de um trabalho do Dr. Lindsay Marshall, cientista e ilustrador de História Natural, com designer gráfico de Sonia Young e dos Serviços Artísticos dos Correios da Austrália.
O primeiro dia desta nova emissão foi 14 de março último.