Segundo a lenda, a descoberta dos depósitos de ferro na montanha de Erzberg, localizada na cidade de Eisenerz, na Estíria, esta relacionada com a lenda do Wassermann, o duende da água.
Esta entidade mítica vivia em uma gruta a noroeste de Eisenerz e foi capturada pelos moradores, porque acreditavam que ele possuía ricos tesouros, perto do Lago Leopoldstein com a ajuda de um casaco embebido em piche.
A fim de comprar sua liberdade novamente, o ser mítico cativo ofereceu aos moradores: “ouro por dez anos, prata por cem anos, ou ferro para sempre”.
Diz-se que as pessoas inteligentes de Eisenerz escolheram o último (que vem sendo extraído desde então), após o que o duende da água lhes mostrou o Erzberg.
Depois de se convencerem dos depósitos de minério, os captores soltaram o duende da água que desapareceu em uma nascente cárstica, que, desde então, é denominada de buraco do homem da água.
Cabe ainda observar, que hoje em dia, a exploração do minério, nesta região, é feito através de mineração a céu aberto, como evidenciado pelas camadas características da montanha.