Desde o dia 23 de maio último, a autoridade postal austríaca (Österreichische Post) disponibiliza um novo selo em homenagem ao Papa Francisco, falecido em 21 de abril deste ano, aos 88 anos, após longa enfermidade. A emissão, assinada por Kirsten Lubach e lançada com tiragem de 180.000 exemplares, tem valor facial de 1,55 euro.

Nascido na Argentina como Jorge Mario Bergoglio, o pontífice ingressou na ordem dos jesuítas em 1958 e foi ordenado sacerdote em 1969. Em 1998, tornou-se arcebispo de Buenos Aires e, em 2001, foi nomeado cardeal. Em 13 de março de 2013, foi eleito Papa após a renúncia de Bento XVI, tornando-se o primeiro jesuíta e também o primeiro sul-americano a assumir o Papado.
A novidade filatélica presta tributo à figura de Francisco, destacando seu legado de humildade, simplicidade e proximidade com as pessoas. Durante seu pontificado, foi reconhecido como defensor da justiça social, promotor do diálogo inter-religioso e da paz, além de ter atuado fortemente em prol do meio ambiente e da solidariedade.
Apesar das críticas — tanto pelas mudanças que promoveu quanto pelas que deixou por concluir —, Francisco será lembrado por muitos como o Papa “próximo do povo”, lema que inspira esta emissão austríaca.