A série “Selos de Franquia da Monarquia” ganha uma nova emissão, reproduzindo uma peça importante da história postal austríaca. Com valor facial de 4,45 euros, a nova emissão foi lançada no dia 07 de março último pelo Österreichische Post. O design gráfico foi elaborado por Anita Kern e a impressão ficou a cargo da renomada empresa Joh. Enschedé Stamps B.V., utilizando o método de impressão offset. A tiragem foi limitada a 115.000 exemplares, organizados em blocos de duas unidades.
A novidade filatélica destaca a figura do Imperador Carlos I da Áustria, dinastia dos dos Habsburgo, retratado originalmente na série de selos de franquia emitida em 10 de maio de 1917, com valores de 15, 20, 25 e 30 Heller. Esse lançamento ocorreu logo após a morte do Imperador Francisco José I, ocorrida em 21 de novembro de 1916, e marcou uma transição na iconografia postal do período. Em setembro de 1918, com um novo reajuste das tarifas postais, o valor de 20 Heller, amplamente utilizado, passou a ser impresso em um tom opalino de verde mais escuro.
Os selos de franquia de 1917/18 foram desenhados pelo artista e gravador Alfred Cossmann, sendo produzidos pelo processo de tipografia sem marca d’água e utilizando diferentes tipos de papel. Todas as quatro denominações da série apresentam o mesmo retrato do Imperador Carlos I, uniformizado, inserido em uma moldura oval adornada por um elegante padrão geométrico. Esses selos permaneceram válidos para franqueamento até 31 de outubro de 1920, quando se encerrou oficialmente a circulação dessa série clássica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui