A próxima exposição FIP se aproxima. A mesma ocorrerá no período de 3 a 7 de agosto na cidade de Bandung (no Trans Studio Convention Centre, cuja imagem ilustra a chamada), que é uma importante localidade situada na zona oeste da ilha de Java.

A mesma tem um clima fresco, o que a torna uma estância turística. É também um centro cultural e industrial importante. Fundada pelos holandeses em 1810, tem cerca de 4 milhões de habitantes, sendo a terceira maior cidade da Indonésia. Sob o ponto de vista histórico, a mesma em 1955, sediou a Conferência Mundial Afro-asiática, importante evento que deu origem ao Movimento dos países Não-Alinhado.

Feito este pequeno introito histórico-geográfico, vamos agora analisar rapidamente esta exposição FIP  sob a ótica dos números. A Comissão Organizadora (CO), presidida pelo filatelista temática Tono Putranto, admitiu um total de 371 coleções e 80 participações na classe Literatura Filatélica.

(Tono Putranto)

Como se esperava, a grande maioria dos trabalhos que estarão expostos, na Indonésia, daqui pouco menos de um mês, provem da Ásia e Oceania (60,6%). Por sua vez, somente 14,8% do total das coleções são provenientes das Américas. Para melhor entendimento vejamos o gráfico abaixo:

Se tomarmos por base, na sequencia, unicamente a área de abrangência da Federação Interamericana de Filatelia (FIAF), veremos, na imagem abaixo, que apenas 9 países, estarão presente em Bandung:

Ainda no âmbito da FIAF participam, também, na classe literatura, um total de 16 publicações, provenientes de:
Argentina: 2
Bolívia: 1
Costa Rica: 3
Espanha: 7
Estados Unidos: 2 e
Peru: 1.
Cabe consignar que a entidade mexicana admitida no âmbito da Federação Interamericana (Coleccionistas Filatélicos Unidos de México), não está habilitada a participar, por não ser reconhecida pela FIP. Esse país irmão participa, entretanto, neste certame competitivo, por meio da Federação Mexicana (reconhecida pela FIP) e apenas na classe Literatura Filatélica.
Antes de concluirmos esta postagem, é fundamental analisar também as participações tendo por critério as classes de competição. Considerando que nosso Blog tem uma abordagem temático observaremos apenas que:
38 coleção são temáticas (algo em torno dos 12%), sendo 6 de países membros da FIAF e apenas um brasileiro
6 coleções de um quadro versam sobre algum tema, sendo 3 de países membros da FIAF
70 coleção são juvenis (algo em torno dos 13%), sendo 7 de países membros da FIAF (Argentina, Brasil e Peru), destes 3 de juvenis brasileiros.
Na sequência segue a lista completa de inscritos em Bandung:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui