Santo Huberto ou Humberto foi um caçador cristão que se tornou o primeiro bispo de Liège, em 708. É o santo padroeiro dos caçadores, matemáticos, oculistas e metalúrgicos. Conhecido como o “Apóstolo das Ardenas”, cujo o dia de festa é 03 de novembro, foi invocado, até o início do século XX, para curar a raiva (doença) através do uso da da Chave de Santo Humberto.
Inicialmente Humberto não era apaixonado por sua fé, porém sua esposa faleceu ao dar à luz seu filho, fazendo-o retirar-se da corte, indo para as arborizadas Ardenas onde entregou-se inteiramente à caça. No entanto, uma grande revolução espiritual ocorreu. De acordo com uma lenda, aconteceu o seguinte: Na manhã da Sexta-feira Santa, quando os fiéis lotavam as igrejas, Huberto partiu para a caça.
Enquanto perseguia um magnífico cervo, o animal se virou e, conforme narra a lenda, ficou surpreso ao perceber um crucifixo entre seus chifres, enquanto ouvia uma voz dizendo: “Huberto, a menos que você se volte para o Senhor e leve uma vida santa, você irá rapidamente para o inferno. Huberto desmontou, prostrou-se e disse: “Senhor, o que queres que eu faça?” Ele recebeu a resposta: “Vá e procure Lambert, e ele o instruirá.”