O primeiro selo postal cripto, emitido pelo Bpost, retrata um dragão, como podemos ver na imagem destacada desta publicação. Este selo, que veio a lume no dia 21 de outubro último, à primeira vista parece clássico, porém, permite ao seu comprador obter um “gêmeo digital” que poderá ser colecionado e trocado online.
Este selo postal cripto foi criado em colaboração com seus homólogos da Áustria, dos Países Baixos e de Luxemburgo. Sua versão física poderá ser usada para enviar correspondências de até 100 gramas para qualquer lugar do mundo. Além disso, estará disponível digitalmente como um NFT. Esse gêmeo digital único poderá ser registrado, armazenado online em uma blockchain e trocado na internet.
A escolha do dragão para ilustrar esta novidade filatélica se explica, em parte, porque 2024 é o ano do dragão na astrologia chinesa, que vê essa criatura lendária como símbolo de prosperidade e felicidade. Como peculiaridade o mesmo é revestido com um filme especial que confere ao dragão um brilho arco-íris, dando-lhe a aparência de estar vivo.
Cabe observar que após ativar seu gêmeo digital online será possível descobrir qual versão foi adquirida. No total, é possível colecionar cinco cores diferentes do dragão belga, com diferentes níveis de raridade. Aquele que encontrar o dragão vermelho será especialmente afortunado, pois apenas 1% dos selos postais NFT terá essa ilustração digital.
















