A rainha Vitória (Queen Victoria) governou o Reino Unido de 1837 até 1901, com um  reinado, marcado pelo conservadorismo, conhecido como Era Vitoriana.

Alexandrina Vitória nasceu em 24 de maio de 1819, em Londres, na Inglaterra, a capital do Reino Unido. Seu pai era filho do rei Jorge III, e sua mãe, uma princesa alemã.

Vitória tinha apenas 18 anos quando se tornou rainha, em 1837. O responsável por instruir a jovem rainha nas questões do governo britânico foi o lorde Melbourne, primeiro-ministro britânico.

Em 06 de maio de 1840 foi a primeira mulher a ser retrada no primeiro selo postal emitido no mundo, o “Penny Black”.

Em 1840, Vitória casou-se com um primo, o príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gotha.

O casal teve nove filhos, dos quais quase todos se casaram com membros de famílias reais europeias.

Alberto morreu em 1861. Depois disso, Vitória nunca mais foi feliz. Ela parou de ir a lugares onde as pessoas poderiam vê-la. Passava temporadas cada vez mais curtas em Londres, preferindo recolher-se ao castelo de Balmoral, na Escócia.

Então, Benjamin Disraeli, também primeiro-ministro, porém noutro momento, tornou-se amigo de Vitória.

Em 1876, ele a deixou muito satisfeita ao tornar o governo britânico um dos controladores do Canal de Suez, que era uma ligação importante entre a Europa e a Ásia. Disraeli também deu à rainha o título de imperatriz da Índia, em 1876.

No decorrer dos anos, Vitória manteve a popularidade. Em 1887, os britânicos fizeram uma grande comemoração, chamada Jubileu de Ouro, em homenagem aos seus cinquenta anos de reinado.

Dez anos depois, a população festejou o Jubileu de Diamante da rainha.

Em 22 de janeiro de 1901, Vitória faleceu, aos 81 anos de idade, na ilha de Wight, no canal da Mancha.

Seu filho, Eduardo VII, assumiu então o trono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui