Karl Heinrich Marx nasceu no dia 05 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e faleceu em 14 de março de 1883, em Londres, na Inglaterra. É conhecido por ser o fundador da doutrina comunista moderna.
Marx foi um estudioso que ingressou na Universidade de Bonn, no curso de direito, no ano de 1835.

Por influência de seu pai, acabou transferindo-se para a Universidade de Berlim, alguns anos mais tarde, onde teve contato com a obra do professor e filósofo Georg Wilhelm Friedrich Hegel.

Interessado, o jovem estudioso voltou-se para a área da filosofia, onde mais tarde concluiu seu doutoramento.
O pensamento de Marx afetou radicalmente a história política da humanidade. Influenciado por filósofos como Imannuel Kant e pelo próprio Hegel, e com a colaboração de seu amigo Friedrich Engels, foi autor da teoria marxista.
Trata-se, substancialmente, de uma crítica ao sistema capitalista, que não se limita apenas à teoria, tentando uni-la à prática e, por causa disso, ficando conhecida também como teoria do “socialismo científico”.

Além disso, Marx cunhou termos que repercutiram em posteriores discussões na sociedade moderna, tais como a “mais-valia”.

O fato é que sua importante produção intelectual teve inegavelmente um profundo impacto sobre diversos acontecimentos históricos do século XX e a filatelia, como se vê nas imagens aqui reproduzidas, não deixou o bicentenário de seu nascimento passar em branco.