Blondie é uma personagem criada pelo cartunista americano Chic Young (09/01/1901 – 14/04/1973). Trata-se de uma bela loirinha, inicialmente solteira que depois se casa (17 de fevereiro de 1933) com Dagwood Bumstea e forma uma família típica da classe média americana.

Distribuída pela King Features Syndicate, a publicação em jornais das famosas tirinhas envolvendo esta personagem principiou em 08 de setembro de 1930. A mesma foi bem sucedida e chegou a ter adaptações para filmes (1938–1950) e para um popular programa de rádio (1939–1950).
No Brasil, foi publicada em revistas em quadrinhos da Rio Gráfica Editora, com a denominação de Belinda.
Chic Young desenhou Blondie até falecer em 1973 quando o controle criativo passou para o filho dele Dean Young. Ajudaram Dean a dar continuidade ao trabalho do pai, vários artistas tais como Jim Raymond, Mike Gersher, Stan Drake, Denis Lebrun e John Marshall. Apesar dessas mudanças, a personagem continuou a agradar o público, chegando a aparecer em mais de 2000 jornais de 47 países, sendo o trabalho traduzido para 35 línguas diferentes.
Em 1995 os correios americanos emitiram um selo (reproduzido acima) e um inteiro postal (que tem uma das suas faces ilustrando a chamada e a outra é reproduzida abaixo) para homenagear este incrível trabalho.
Além de Blondie (loirinha) e de Dagwood (marido) outra personagem da trama deste cartoon é o Sr. Beasley, o carteiro. Este surge na tirinha logo depois do casamento de ambos.

O carteiro comumente colide com Dagwwod que, em regra, sai correndo para o trabalho.

Antes de concluirmos a postagem, cabe observar que na grande quantidade de tirinhas produzidas encontramos, ao menos uma, tendo como temática a filatelia. Vejamos:
(POSTAGEM ATUALIZADA E REPUBLICADA)