A República Checa vai receber no período compreendido entre 15 a 18 de agosto próximos, nas dependências do Hotel Clarion, a Exposição Mundial de Filatelia Praga-2018, consoante já noticiado aqui no Blog. Para imortalizar postalmente este evento algumas emissões virão a lume durante a sua realização (outras já foram emitidas). Dentre elas uma merece destaque. Trata-se do bloco filatélico que ilustra esta postagem e que reproduz uma peça raríssima da filatelia mundial, estamos nos referindo ao “The Bombay Cover”.
A famosa carta foi enviada das Ilhas Maurícias sendo porteada com os primeiros selos postais desta ex-colônia britânica, conhecidos como os “Red Mauritius Post Office”. A carta foi enviada precisamente no dia 04 janeiro de 1850 pelo Reverendo L. Banks, que vivia nas Maurícias, para a Auxiliary Bible Society, localizada em Bombaim. No envelope podemos ver o carimbo postal de Port Luis.
O envelope foi encontrada pelo Sr. Ch. Howard, em 1897, em um Bazar em Bombaim. Este adquirente, no ano seguinte, vendeu a peça para um colecionador de selos. O envelope foi negociado pouco até 1917, quando foi adquirida pelo proeminente colecionador de selos A.F. Lichtenstein, ficando na propriedade desta família até 1968. Neste ano, o envelope foi comprado pelos famosos Irmãos Weill, os famosos comerciantes de raridade filatélicas de New Orleans, que mantiveram o item, em seu poder, até 1990. O último negócio, que diz respeito a esta raridade, foi operacionalizado na Suíça, em 2016, pela casa de leilão de David Feldman, quando a mesma foi adquirida por um colecionador de selos proveniente da República Checa, que prometeu mostrar a peça, na exposição Praga-2018, que agora se avizinha.
A nova emissão, reproduzindo este envelope clássico, tem valor facial de 59 coroas e é um arranjo gráfico decorrente do trabalho do designer postal Kamil Knotek.
Na sequencia reproduzimos, antes de concluirmos esta postage, na íntegra, o Catálogo elaborado por David Feldman, com detalhes interessantes do Bombay Cover.