Em 05 de abril deste ano, a Hrvatska Pošta Mostar lançou a emissão filatélica, objeto desta postagem, no âmbito da série EUROPA, cujo tema deste ano é “Descobertas Arqueológicas Nacionais”. O destaque da emissão é a representação do “Glasinačka kolica” (carro de Glasinac), um artefato cerimonial em bronze datado do século VII a.C., descoberto em 1880 na região de Glasinac, na atual Bósnia e Herzegovina.
O carro de Glasinac foi encontrado por acaso durante a construção de uma estrada entre Sarajevo e Višegrad. O tenente austro-húngaro Johann Lexa, então estacionado em Goražde, liderou a escavação de um túmulo tumular onde o artefato foi descoberto. Posteriormente, o carro foi enviado ao Museu de História Natural de Viena, onde permanece até hoje. Uma réplica está exposta no Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina, em Sarajevo.
Este carro cerimonial é uma peça única da cultura Glasinac, associada aos Autariatas, um povo ilírio da Idade do Ferro. O artefato é composto por quatro rodas interligadas e apresenta figuras de aves imaginárias com corpo de pomba, bico de ave aquática, crista de galo e orelhas de touro. Uma ave menor serve como tampa de uma cavidade interna na ave maior, sugerindo seu uso como incensário em rituais funerários ligados ao culto do Sol.
A presente emissão consiste em dois selos comemorativos, cada um com valor de 3,50 BAM, impressos em folhas de 8 selos acompanhados por 2 vinhetas, além de um bloco com os 2 selos. A arte dos mesmos foi criada por Magdalena Džinić Hrkać, capturando com precisão os detalhes do veículo. Foram produzidas 5.000 conjuntos.