Hoje, dia 27 de março, a ECT lançará um bloco comemorativo especial em homenagem ao cantor, poeta e compositor Renato Russo (Rio de Janeiro, 27 de março de 1960 – Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1996), nome artístico de Renato Manfredini Júnior, que completaria, este ano, nesta data, 59 anos. O lançamento ocorrerá simultaneamente nas cidades de Brasília e Recife.

No dia 29, o bloco também será lançado em São Paulo, no Museu da Imagem e do Som (MIS), consoante podemos ver no convite recebido pelo Blog e que reproduzimos abaixo.
Cabe lembrar que das 700 sugestões enviadas pela população no ano passado, a homenagem a Renato Russo foi uma das 34 votadas pela Comissão Filatélica Nacional e homologada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Trata-se, cabe ainda consignar, de uma referência recorrente, vez que desde 2003, mais de mil sugestões foram enviadas pela população em geral para que o artista se tornasse motivo de um selo postal.
A reprodução que ilustra a homenagem e que encontra-se reproduzida na imagem destacada desta postagem, mostra o artista, ex-vocalista do Legião Urbana, no palco em uma de suas apresentações. O bloco impresso em preto e branco ainda apresenta um trecho da canção Vinte e Nove, composta por Renato Russo e lançada no álbum “O Descobrimento do Brasil”, em 1993, vejamos:
“Quando você deixou de me amar
Aprendi a perdoar e a pedir perdão
E vinte e nove anjos me saudaram
E tive vinte e nove amigos outra vez”
Giuliano Manfredini, filho do homenageado, reconhece a emissão deste selo como mais um importante item que passará a compor o amplo material que reconstrói a trajetória do artista. Segundo comenta:
“Eu fiquei muito contente ao receber esta proposta dos Correios porque o meu trabalho é, sobretudo, preservar a memória do meu pai, e este selo, além de ser uma bela homenagem a ele, no dia em que faria aniversário, será mais uma forma de os admiradores do seu vasto legado poderem sempre lembrar de sua força e manterem a centelha acesa”.
A emissão tem tiragem de 70.000 mil exemplares com valor facial do 2º Porte de Carta Comercial.
Vejamos na sequência o edital da edição: