Juliano Moreira (Salvador, 06 de janeiro de 1872 – Petrópolis, 02 de maio de 1933) foi um médico psiquiatra afro-brasileiro, frequentemente considerado como o fundador da disciplina psiquiátrica e da psicanálise no Brasil. Foi o primeiro professor universitário brasileiro a citar e incorporar a teoria psicanalítica no ensino da medicina.

Para homenageá-lo, a autoridade postal brasileira, lançou no dia 20 de novembro último, o selo que ilustra nossa postagem de hoje, com tiragem de 160.000 exemplares e arte por conta de Jamaira Pacheco.
No selo foram reunidos alguns elementos caracterizadores dos feitos do Dr. Juliano. A figura dele como elemento central aparece junto com a Colônia, a mesma que levou seu nome, e posteriormente foi lugar de avanço na luta antimanicomial e humanização no que diz respeito ao trato de pacientes com transtornos mentais. Na imagem, a artista postal traz uma aura de humanização no entorno da figura que ilumina o cárcere como representação da luz à sociedade que o médico trouxe sobre questões que hoje nos parecem óbvias, como a libertação dos pacientes algemados, fim do uso da camisa de força, do racismo científico, entre outras. A flor, vista na emissão, representa a saúde mental e a semente que deixou como legado para a psiquiatria.
(Postagem Atualizada em: 23/XIII/2023)