Os Correios do Brasil lançaram, no dia 24 de novembro, a série “Mulheres Pioneiras das Ciências”.
Originalmente planejada com seis selos, essa emissão foi lançada com sete, dispostos em folhas individuais, cada uma composta por doze exemplares. Nesta novidade foram homenageadas:

(Carimbo Comemorativo)

✅ Bertha Maria Júlia Lutz foi uma ativista feminista, bióloga, educadora, diplomata e política brasileira. Era filha de Adolfo Lutz, cientista e pioneiro da medicina tropical. Foi uma das figuras mais significativas do feminismo e da educação no Brasil do século XX.

✅ Carolina Martuscelli Bori foi uma psicóloga, pesquisadora na área de psicologia experimental. Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico, Carolina foi professora emérita da Universidade de São Paulo.

(Carimbo Comemorativo)

Uma das primeiras psicólogas brasileiras a realizar trabalhos de campo.

✅ Enedina Alves Marques foi uma professora e pioneira engenheira brasileira.

(Carimbo Comemorativo)

Graduou-se em 1945 pela Universidade Federal do Paraná, entrando para a história como a primeira mulher a se formar em engenharia no estado e a primeira engenheira negra do Brasil.

✅ Graziela Maciel Barroso foi uma naturalista, botânica, pesquisadora e professora universitária.

(Carimbo Comemorativo)

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Grande Oficial da Ordem Nacional do Mérito Científico, era conhecida como a Primeira Dama da Botânica no Brasil e foi a maior taxonomista de plantas do Brasil.

✅ Márcia Cristina Bernardes Barbosa é uma física, professora universitária, pesquisadora e reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

(Carimbo Comemorativo)

Especialista em mecânica estatística, seu trabalho que propõe uma explicação para a existência de anomalias na água baseada em potenciais efetivos de duas escalas ganhou destaque internacional.

✅ Maria José von Paumgartten Deane foi uma médica, cientista e professora brasileira.

(Carimbo Comemorativo)

Maria Deane é considerada uma das principais representantes do pioneirismo feminino na ciência em nosso país.

✅ Sonia Guimarães é uma física, pesquisadora e professora universitária.

(Carimbo Comemorativo)

Integrante dos quadros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica, foi a primeira mulher negra brasileira doutora em Física e primeira mulher negra brasileira a lecionar na instituição.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui