A imigração alemã no Brasil foi o movimento migratório, ocorrido nos séculos XIX e XX, de germânicos para várias regiões do Brasil. As causas desse processo podem ser encontradas nos frequentes problemas sociais que ocorriam na Europa e a fartura de terras no Brasil.
Em julho de 1824, os primeiros 39 alemães chegaram ao Sul do país, sendo assentados à margem sul do Rio dos Sinos, onde a antiga Real Feitoria do Linho Cânhamo fora adaptada para servir como sede temporária dos recém-chegados, na atual cidade de São Leopoldo.

(Carimbo Comemorativo)

A emissão, que agora apresentamos, foi emitida no dia 24 de maio último, com tiragem de 12.000 exemplares, pela autoridade postal brasileira, para marcar o bicentenário da migração germânica.
A concepção da arte do bloco, que contou com trabalho de Daniel Effi, utilizou como base elementos gráficos da imigração, a estética Bauhaus e as cores das respectivas bandeiras.
Os elementos, que em formas abstratas e geométricas, fazem a representação da imigração alemã no Brasil são: o navio Argus, a cidade de São Leopoldo e o Rio dos Sinos, além, claro, do imigrante. Já o Movimento Bauhaus reforça a ligação entre Brasil e Alemanha por se tratar do movimento do século XX que precedeu a Escola de Ulm e foi de suma importância para os primeiros passos do Design Moderno Brasileiro com forte influência na primeira escola de Design no Brasil, a ESDI, sendo seus pioneiros o alemão Karl Heinz Bergmiller e o brasileiro Alexandre Wollner, ambos egressos da Escola de Ulm.

(Postagem atualizada em: 29/V/2024)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui