Em 29 de novembro de 1988 o correio brasileiro emitiu uma sextilha, com o tema “Divulgação da Psicultura e Aquariofilia – Peixes de Água Doce”, que ilustra esta postagem. Uma séria perfeita, sem sombra de dúvidas, no que concerne os peixes escolhidos, vez que os exemplares selecionados são figuras comuns dentre os aquariofilistas. Ocorre entretanto, que num destes selos, o peixe acabou sendo rebatizado.

Estamos nos referindo especificamente aquele dedicado ao “Brochis splendens“, com o valor facial de Cz$ 55, fruto do trabalho do designer postal Carlos Horcades. Trata-se de um peixe majoritariamente bentônico (vive no fundo dos corpos d’água), endêmico na América Central e do Sul, com elevada concentração na Bacia Amazônica. É um daqueles peixes úteis para se ter num aquário. Como diz o seu nome vulgar, esta espécie ajuda a manter o fundo dos aquários limpos. Isto mesmo, ele é um limpa fundo!

No detalhe podemos ver o erro perpetuado neste selo postal brasileiro, vez que, o correto não é Limpa TUDO, como está grafado erroneamente na emissão, mas sim, limpa FUNDO. Sem dúvida um lamentável equívoco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui