Com pelagem que muda de cor por ocasião da chegada do inverno, estes cinco mamíferos, aqui reproduzidos, de um total de dezenove espécies que existem pelo mundo, foram escolhidos para figurarem nesta nova emissão filatélica dos Correios do Canadá, lançada no dia 16 de fevereiro último. Com grande habilidade e notável espírito de sobrevivência, estas três presas (caças) e dois predadores (caçadores) aproveitam-se da sua camuflagem para não serem detectados nos seus habitats naturais, marcados pelo branco nos meses mais frios do ano.
É um processo fisiológico e gradual, influenciado pelas mudanças climáticas que reportam-se aos momentos das primeira nevasca e revertem-se totalmente nos meses mais quentes.
As belas imagens foram captadas pelos fotógrafos canadenses:
❄︎ Robert Postma, do Yukon, que fotografou o arminho;
❄︎ Michelle Valberg, de Ontário, que fotografou a lebre de sapatos de neve;
❄︎ Dennis Fast, do Manitoba, que fotografou a raposa do Ártico;
❄︎ Mathilde Poirier, de Quebec, que fotografou o lêmingue de colarinho do norte; e
❄︎ Paul Loewen, de Saskatchewan, que captou, por sua vez, o caribu peary.
Trata-se de um belo trabalho artístico do designer postal Adrian Horvath.
Como peculiaridade foi introduzido no canto inferior esquerdo de cada um dos novos selos a pegada do animal como se o mesmo estivesse na neve, consoante destacado na imagem supra. Tal efeito é decorrente de um tipo de impressão que só é visível com luz ultravioleta, que ficou a cargo do Canadian Bank Note Company.