A Royal Canadian Mounted Police (Gendarmerie Royale du Canada), também conhecida nos países de língua portuguesa pela sua tradução Real Polícia Montada do Canadá ou Gendarmeria Real do Canadá, é a organização policial nacional e federal do Canadá, constituindo a maior força de segurança do país, sendo mais conhecida como Mounties. A corporação canadense é a única do mundo em manter um policiamento federal, estadual e municipal numa só organização em todo o território do país.
A RCMP foi fundada em 1920 através da fusão da Royal Northwest Mounted Police (Real Polícia Montada do Noroeste, fundada em 1873) com a Dominion Police (fundada em 1868).
A primeira destas organizações, ao qual se reporta a emissão postal, foi originalmente chamado de North-West Mounted Police (Polícia Montada do Norte-Oeste) e foi dada o prefixo Royal pelo Rei Eduardo VII do Reino Unido em 1904. Grande parte da atual organização e o simbolismo foi herdado durante a época da Real Polícia Montada do Noroeste, incluindo a distinta vestimenta dos policiais, o patrimônio paramilitar, como uma proteção de fronteira.
Trata-se de uma corporação polícia que principiou com um efetivo de 300 pessoas e hoje tem um contingente de mais de 19000 elementos, que também participa em policiamento internacional e manutenção da paz.
No dia 23 de maio último foi colocado em circulação o selo que ilustra nossa postagem de hoje, para comemorar os “150 Anos da Real Polícia Montada do Canadá”. Trata-se de um trabalho de design gráfico realizado por Réjean Myette, baseado em fotos de Background-Shutterstock. O trabalho de impressão ficou a cargo de Lowe-Martin Group.