O Carnaval da Basileia (Basler Fasnacht, em alemão) é o maior evento de carnaval da Suíça e ocorre anualmente entre fevereiro e março, na cidade que lhe dá nome (Basel). Trata-se de uma importante manifestação cultural e artística da Suíça. Este festejos estão listados, desde 2017, como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, decisão tomada pelo Comitê da UNESCO, em reunião realizada em Jeju, na Coreia do Sul, no dia 07 de dezembro daquele ano. O Comitê da UNESCO levou em consideração para proferir tal decisão, o fato de que esta festa popular contribui para a coesão social, favorece a tolerância, além de preservar o dialeto local. Sob o ponto de vista quantitativo participam deste evento festivo, cerca de vinte mil figurantes, atraindo um público suíço e estrangeiro de aproximadamente duzentas mil pessoas.
Os Correios da Suíça emitiram no dia 24 de janeiro do ano em curso, o selo postal que ilustra a presente postagem, com valor facial de um franco suíço, sendo impresso em folhas compostas de dezesseis exemplares com alegorias carnavalescos nas margens. Trata-se de um trabalho artístico de Domo Löw, da Basileia, com impressão a cargo de Gutenberg AG, sediada em Liechtenstein.
Em 2010, cabe lembrar, antes da conclusão desta postagem, que a mesma Administração Postal lançou uma série composta de três selos, emitidos em se-tenat para assinalar outro importante fato; “100 Anos do Comitê do Carnaval da Basileia”.