Em 1865, Heinrich von Stephan, que posteriormente viria a ser o diretor dos correios no Reich Alemão, sugeriu substituir a carta por uma opção mais barata: o “Postblatt”, uma “folha de correio” aberta.

Mas a novidade foi inicialmente rejeitada por seus superiores, que viam o cartão aberto como uma ameaça à privacidade. Coube aos austro-húngaros oficialmente introduzir o novo formato em 1º de outubro de 1869.

Os alemães acabaram adotando o formato em 1870. E o público alemão adotou entusiasticamente o cartão-postal. No dia de sua introdução em Berlim, a 25 de junho de 1870, foram vendidos mais de 45 mil exemplares.

Em 1885, passaram a ser permitidas fotos nos postais. Era tão moderno mandar postais, que em 1900 foram enviados quase um bilhão de cartões-postais.
É sobre os 150 anos desta invenção, que ocorre no ano em curso, que os Museu dos Correio do Brasil convidam para um ciclo de debates que será realizado no próximo dia 01 de outubro de 2019, no período 14h30 – 18h30.14:30. Vejamos, na sequência, a programação do evento:

14h30 – Recepção
15:00 – Jorge Lara (postcrosser, filatelista, cartofilista e Diretor de Comunicação da Associação Filatélica e Numismática de Brasília) – “A Rede PostCrossing e o cartão postal como objeto de comunicação”
15:30 – Andrea Considera (historiadora e museóloga/UnB) – “Os cartões postais como objetos de arte e documentos da história”
16:00 – Ana Lucia Abreu (historiadora/UnB) – “Fotografia, Cartões Postais e Memória”
16:30 – Camila Alves de Sena (bibliotecária/Museu Correios) – “O acervo de cartões postais do Museu Correios e a coleção de livros de filatelia”
A mediação será operacionalizada por Romulo Salvino, historiador e administrador postal.
Em paralelo, estará em cartaz no térreo do Museu Correios a exposição “O mundo em suas mãos: Arquitetura em forma, cores e beleza”.
A entrada para este ciclo de debate é franca e é realizada em parceria com a rede PostCrossing.
Maiores informações poderão ser obtidas através do seguintes contatos:
✅ Tel: (61)2141-9276
✅ E-mail: [email protected].

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui